Christian Louboutin (7 de janeiro de 1964) é um designer francês de calçados que lançou sua linha de sapatos principalmente femininos na França, em 1991. Sua marca registrada do designer é a sola vermelha.
Fascinado por sapatos desde criança, o designer usou como base de suas primeiras coleções rascunhos de infância feitos em seus cadernos de escola. Aos 15 anos, começou a criar sapatos para dançarinas. Na década de 1980, criou modelos para Christian Dior, Chanel e Yves Saint Laurent, mas desistiu da carreira e decidiu se tornar paisagista e colaborador da Vogue. Ele sentiu falta de desenhar sapatos e, anos mais tarde, se associou a amigos e abriu a primeira loja em 1992, na França.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJ5z3BLAXvVD7JzrNZM9qM2SOBjpJpBPDVq0PlV9seCis3iqp2MS30fdl7w2WqlHiDd-coSLkf1sVftp60lBB9NJ61PJIKe1y9swcaMcVarokApvmYorWVsmsbNqXtbEL1vipUAnejTZs/s1600/il_570xN.114963177.jpg)
Em agosto de 2011, Christian Louboutin, sofreu a derrota na justiça americana. O tribunal federal de Nova York indeferiu a ação, “levando em consideração o fato segundo o qual, na indústria da moda, a cor possui funções estéticas e ornamentais decisivas para alimentar a competição, (…) sendo difícil para Louboutin provar que o solado vermelho goze da proteção de uma determinada marca”. Segundo o juiz federal Victor Marrero, o designer não apresentou provas suficientes para estabelecer que YSL teria “violado a marca”, o que garantiria a retirada, pela justiça, dos sapatos expostos nas vitrines de seu concorrente, além do pagamento de um milhão de dólares em indenização.
0 comentários:
Postar um comentário